Estudantes realizam programação sobre nações asiáticas

A Ásia é o continente mais populoso do mundo e chama a atenção pelos conflitos de tensão política. Porém, há também outros aspectos que chamam a atenção de quem pesquisa a região.

Foi com esse objetivo que Soliane Bonomo, professora de geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental, (EMEF), Prof. Joao Pinto Bandeira, desenvolve há três anos junto aos estudantes do 9º ano, do turno matutino a Feira das Nações Asiáticas.

A Feira tem como objetivo estimular a pesquisa, o debate e o conhecimento mais profundo principalmente sobre a política, economia e cultura dessas nações.

A professora Soliane Bonomo, sempre vai caracterizada à programação para incentivar os estudantes. Este ano, ela participou do evento usando o traje típico das mulheres tailandesas.

“Eu percebo que, além de conhecer geograficamente estes países, eles acabam conhecendo novas culturas e curiosidades, como religião, economia, culinária e pontos turísticos”, declara a educadora.

Em cada stand, os alunos são caracterizados com as vestimentas típicas de cada país e disponibilizam degustação da culinária local. Eles também explicam detalhes sobre as nações as quais estão representando.

Neste ano, oitenta estudantes se envolveram no projeto.  Em 2019, a professora pretende estender a temática da feira para outros continentes estudados no currículo da série, que são a Europa e a Oceania.

Para a gestora da escola, Sandra Oliveira, o evento foi um sucesso. “Ficou tudo muito bem feito e como usamos uma área externa da escola, as outras turmas de estudantes têm a oportunidade de circular e aprender bastante. É um projeto sensacional e a terceira edição dele confirma isso.”, afirmou.