Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


Ferramenta digital auxilia usuários do SUS em São Mateus

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Mateus já podem contar com uma ferramenta digital acompanhar pela internet o agendamento de consultas e exames solicitados pela Secretaria Municipal de Saúde ao Estado. 

Trata-se  do Portal SUS (www.portalsus.es.gov.br), que foi lançado essa semana pelo Governo do Estado. A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

Por meio do Portal, o usuário terá acesso ao seu histórico de consultas e exames solicitados ao SUS no âmbito estadual, além de conferir o andamento destas solicitações, com informações atualizadas dos atendimentos realizados e a realizar. 

Futuramente a ferramenta também contará um recurso no que o usuário também receberá uma notificação por SMS sobre a data do agendamento, desde que tenha feito o seu cadastro no Portal SUS

Para a Secretária Municipal de Saúde, Marinalva Broedel, “o Portal SUS possibilita maior visibilidade no acompanhamento dos processos que tiveram entrada na Central Municipal, tornando assim o procedimento mais cômodo e transparente para o munícipe usuário do SUS”, conclui.

Veja como acessar o Portal SUS

O Portal SUS está no endereço www.portalsus.es.gov.br. Para ter acesso, é necessário que o usuário insira o número do Cartão Nacional de Saúde e informar as letras da imagem que aparecem para realizar o login. Serão disponibilizadas ao usuário apenas as informações sobre o agendamento de suas consultas e exames com o número do cartão do SUS.

Ao entrar na página principal do portal, abrirá a aba “consultas e exames” mostrando a data de solicitação do município ao Estado, o número do Cartão do SUS e o histórico de atendimentos com o número da solicitação, indicação do procedimento, a unidade solicitante (origem), a data de entrada do pedido no sistema e a situação. 

Confira quais as situações do paciente que são mostradas na ferramenta.

Agendada: A sua solicitação está agendada. É necessário que você retire, com antecedência, o comprovante de agendamento na Unidade de Saúde de referência. Somente com este comprovante o atendimento será realizado.

Aguardando agendamento: A sua solicitação está registrada e aguarda disponibilidade para ser agendada.

Atendida: A sua solicitação consta como atendida em nosso sistema.

Não comparecimento: A sua solicitação foi agendada e, por algum motivo, não foi registrada em nosso sistema como atendida. Favor verificar junto à Unidade de Saúde mais perto de sua residência.

Cancelada: A sua solicitação foi cancelada. Favor verificar junto à Unidade de Saúde mais perto de sua residência.

Pendência: A sua solicitação apresenta alguma pendência e necessita ser ajustada. A orientação é ir até a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para solicitar a correção da pendência existente.










    TV PREFEITURA - VÍDEOS [+]

  • 24/09/2018

    São Mateus/ES 474 Anos

  • 18/09/2018

    São Mateus e destaque no Programa Fala Manhã da...