Meio Ambiente e Defesa Social agem em conjunto no verão de 2019

Em 2019, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de  Defesa Social realizarão uma ação conjunta de sensibilização e monitoramento das praias durante o verão.

A primeira etapa do Plano de Ação para o verão 2019 ocorreu na manhã do último sábado (01/12), na sede dos guarda-vidas, próximo ao centro de Guriri, ao lado do Posto da Polícia Militar.

Na ocasião, estiveram presentes a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Christiani Rampinelli, o subsecretário Municipal de Defesa Social Jaílson Barbosa e os dez guarda-vidas do quadro básico.

Durante a reunião, foram articuladas parcerias com os guarda-vidas para o auxilio do monitoramento das praias, por meio de alertas e orientações aos banhistas sobre lixo, animais na praia e conservação da restinga.

O monitoramento físico, com fiscalização, será realizado em parceria com a Polícia Ambiental, nos pontos de maior afluência nas praias mateenses.  Segundo Christiani Rampinelli, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também pretende buscar apoio para sua atuação durante o verão, envolvendo empresários que explorem principalmente o Turismo no Município.

“A conscientização da população quanto à educação ambiental é extremamente importante, evitando assim que a poluição do meio ambiente torne-se insustentável”, declarou a Secretária.

Dentre as ações que também serão desenvolvidas sob a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente durante o verão estão: monitoramento da restinga nas praias, medidas informativas quanto ao lixo, medidas informativas de animais na praia e medidas informativas de veículos transitando na praia.

Nova Reunião

Também está agendada para a tarde desta quarta-feira, (05/12), no Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus, uma reunião das Secretarias de Meio Ambiente, de Assistência Social e de Defesa Social com representantes das Polícias Ambiental e Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para tratar de assuntos  relacionados às praias durante o verão.