MUNICÍPIO DEBATE INSTALAÇÃO DE CENTRO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Representantes da Petrocity, Sistema S, Instituições de Ensino Superior e de empresas do setor de pesquisa voltada para a tecnologia estiveram reunidos com membros do Secretariado Municipal a fim de discutir a criação de um Centro de Inovação Tecnológica (CIT) no Município de São Mateus. O encontro ocorreu no Centro Administrativo da Prefeitura.

CIT é um espaço que oferece um conjunto de ferramentas e serviços de suporte ao processo de inovação das empresas por meio de pesquisa e desenvolvimento, no qual organiza e estabelece ações conjuntas com centros de pesquisa, além da capacitação da mão de obra profissional, promovendo assim a interação entre empreendedores e pesquisadores para o desenvolvimento de setores econômicos.

Em São Mateus, o CIT terá dentre os seus objetivos a pesquisa e desenvolvimento em todas as áreas de interesse público, tais como portuária, petrolífera, meio ambiente, gás, energia e preparação de mão de obra qualificada para o desenvolvimento das atividades econômicas que forem desenvolvidas no Município.  As pesquisas serão organizadas em grupos de trabalho reunindo pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e de empresas do setor de pesquisa em tecnologia, tendo como resultado o desenvolvimento tecnológico e a produção de novas ideias em diversos setores econômicos como indústria e agricultura.

Durante a reunião, ficou definido que será elaborado um modelo jurídico entre as instituições envolvidas, que definirá como será a participação de cada uma na elaboração e criação do CIT no Município.

O secretário municipal de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico, Odilon Borges, ressalta a importância da iniciativa para o desenvolvimento do Município, além de sua criação também ser estratégica em decorrência da instalação do Centro Portuário de São Mateus:

"O CIT é da mais alta relevância, pois um porto não pode funcionar sem um centro de pesquisa. Porém não é só para o porto que o CIT será criado. Futuramente, temos o intuito de reunir todas as instituições públicas e privadas de produção de pesquisa de São Mateus. Vamos formar esse centro para motivar, desenvolver, criar emprego e gerar conhecimento de acordo com as necessidades determinadas pela realidade do Município. Isso não apenas elevará a qualidade tecnológica de São Mateus, assim como também gerará renda, empregos e riqueza ao Município", frisou.

ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO
Também foi debatida a viabilização do estabelecimento de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Município, que consiste na criação de um centro industrial com benefícios tributários e fiscais para empresas com produtos destinados à exportação. De acordo com o secretário Odilon Borges, a Prefeitura já ingressou com um pedido junto ao Governo Federal para a estruturação da ZPE em São Mateus. Uma nova reunião está marcada para segunda-feira, (25), em Vitória, dando continuidade ao diálogo e articulação entre as instituições envolvidas.