PARCERIA ENTRE PREFEITURA E GOVERNOS DO ESTADO E FEDERAL GARANTE REVITALIZAÇÃO DO SÍTIO HISTÓRICO

Representantes da Prefeitura e Secretaria Estadual de Cultura (SECULT) estiveram reunidos para tratar do projeto de revitalização do Sítio Histórico Porto de São Mateus, cuja primeira etapa foi iniciada em janeiro. O projeto e a obra estão sendo possíveis graças à parceria entre o Município, Estado e Governo Federal, através de emenda parlamentar da senadora Rose de Freitas.

“Faz parte de um projeto maior que foi discutido com as pessoas da comunidade e o poder público local. Esse projeto foi aprovado no Conselho Estadual de Cultura por ser uma área tombada em nível estadual. É uma etapa importantíssima que está sendo executada agora” – enfatizou o Gerente de Memória e Patrimônio da SECULT, Rodrigo Zotelli.

Nessa fase está prevista a revitalização das principais vias de acesso ao Porto, que são as ladeiras São Benedito e São Gonçalo, Rua do Comércio e as escadarias. Essa etapa do projeto contempla drenagem e pavimentação das principais vias de acesso do Porto e tem custo total de R$ 751.085,39.
A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Cultura, no Sítio Histórico Porto, e contou com a presença de Rodrigo Zotelli e Heraldo Plotegher, da SECULT; Domingas Dealdina, secretária municipal de Cultura; Leônedas Vasconcelos, Coordenador de Projetos da Prefeitura de São Mateus; Vanelton Barros, presidente da Associação de Moradores do Bairro Porto; e Michelly Santana, engenheira da empresa responsável pela execução da obra, contratada via processo licitatório pela Prefeitura.

PAVIMENTAÇÃO COM PARALELEPÍPEDOS E REASSENTAMENTO DE PEDRAS

Dentre os serviços executados na primeira etapa de obras no Porto, estão a revitalização da escadaria ao lado do cinema, que dá acesso ao bairro, e a pavimentação de mais de 1.400 metros quadrados da Ladeira São Benedito com paralelepípedos. Já a ladeira São Gonçalo e a Rua do Comércio estão recebendo o reassentamento com pedras marroadas, respeitando a configuração original da via. Só na Ladeira São Gonçalo são mais de 800 metros quadrados reassentados, além de mais de 600 metros quadrados na Rua do Comércio.

“O reassentamento das pedras marroadas, além de trazer mais conforto e comodidade para pedestres e turistas, manterá as características originais de um dos mais belos patrimônios históricos do Município. Além da beleza rústica natural, servirá também como melhoria na manutenção e durabilidade” – explicou o engenheiro Leônedas Vasconcelos, coordenador de Projetos da Prefeitura de São Mateus

DRENAGEM PLUVIAL
Todas as vias que estão recebendo as obras terão rede de drenagem pluvial. As redes estão desniveladas da pavimentação, contribuindo para erosões. Com a implementação e melhorias na rede pluvial, a captação e escoamento de forma correta das águas pluviais contribuirá para durabilidade da pavimentação.

A secretária municipal de Cultura, Domingas Dealdina, destaca os benefícios dessa primeira parte da obra no Sitio Histórico Porto: “É muito importante para a Cultura e o Turismo do nosso Município, pois estamos falando de um Sítio Histórico e de um de um dos pontos turísticos mais conhecidos de São Mateus, além de também proporcionar mais comodidade e melhorias de acesso ao bairro para os turistas, residentes e suas famílias”.