Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


PMSM instala placas de orientação ambiental na praia de Guriri

A Prefeitura de São Mateus, por meio de uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Cultura e Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, instalou 24 placas ao longo da orla da praia de Guriri com o objetivo instruir a população e turistas sobre a proibição de trânsito de pessoas e veículos nas áreas de restinga da praia.

A restinga é um tipo de vegetação presente no litoral brasileiro e é considerada Área de Preservação Permanente (APP) pelo Novo Código Florestal.  Em caso de dano ou destruição destas áreas o infrator pode pegar de três meses a um ano de prisão, além de multa, conforme prevê o Art. 50 da Lei Ambiental nº 9.605/98 .

Preparativos para o verão

Em 2019, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de  Defesa Social realizarão uma ação conjunta de sensibilização e monitoramento das praias durante o verão.

A primeira etapa do Plano de Ação para o verão 2019 ocorreu na manhã do último sábado (01/12), na sede dos guarda-vidas, em Guiri, onde foram articuladas parcerias com os guarda-vidas para o auxilio do monitoramento das praias, por meio de alertas e orientações aos banhistas sobre lixo, destinação de resíduos, animais na praia e conservação da restinga.

Na quarta-feira, (05/12), no Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus, ocorreu uma reunião das Secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social e Defesa Social com representantes das Polícias Ambiental e Militar, Abordagem Social, Associação de Bartendes, Artesãos e Vendedores Ambulantes do Município de São Mateus (ABAVAM) e Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para tratar de assuntos  relacionados à fiscalização, orientação e monitoramento das praias durante o verão. 


















   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo