PREFEITURA APRESENTA DIAGNÓSTICO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO À POPULAÇÃO

• A Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresentou a revisão do diagnóstico e cenários de evolução dos serviços de saneamento básico no Município. O encontro ocorreu no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e contou com membros de entidades ligadas ao meio ambiente e da sociedade civil organizada.
  • O evento faz parte das etapas do cronograma para elaboração da nova versão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). As informações foram apresentadas pelos engenheiros Pablo Rodrigues Cunha e Rafael Meira Salvador -  diretores da Premier Engenharia & Consultoria, empresa vencedora do processo licitatório da nova versão do PMSB.
  • Durante a reunião, os engenheiros abordaram a revisão do diagnóstico técnico em aspectos relacionados aos serviços de saneamento básico em São Mateus, tais como legislação e caracterização dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, manejo de águas pluviais e drenagem urbana.

• PROJEÇÕES DE CENÁRIOS FUTUROS
  • A reunião concluiu com a apresentação uma projeção demográfica feita pela empresa para os próximos 20 anos no Município, junto com possíveis cenários das demandas dos serviços de saneamento em São Mateus. Essas informações servirão de embasamento para a próxima etapa de concepção do PMSB, que é a definição de metas e ações.

• NESTOR GOMES
  • Na tarde desta quinta-feira (03) os representantes da Prefeitura de São Mateus e da Premier estiveram no Posto de Saúde do Distrito de Nestor Gomes, no KM 41, para apresentar as mesmas informações sobre o PMSB aos moradores da zona rural do Município.

• O QUE É O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO
  • É um instrumento previsto na Lei Federal 11445/2007, no qual norteia a gestão do saneamento básico no Município e deve abranger as seguintes áreas: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Ele também prevê a criação de um diagnóstico do saneamento básico em âmbito municipal, além da elaboração de objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, com ações que viabilizem seu cumprimento e mecanismos para avaliação da eficiência das medidas adotadas.

• Confira abaixo o a matéria sobre o início da revisão do PMSB: