PREFEITURA DE SÃO MATEUS INOVA E OFERECE TELEMEDICINA EM GURIRI

Pensando no bem-estar da população e em evitar aglomerações nas unidades de saúde e hospitais durante a pandemia, a Prefeitura de São Mateus inova e faz atendimentos on-line a pacientes de Guriri. O projeto piloto está há dois meses em funcionamento no Balneário, com o auxílio do médico do Município, Paulo Henrique Cardoso Matias.

A telemedicina foi regulamentada pelo Governo Federal (Lei 13.989) durante a pandemia e está sendo colocado em prática pela Secretaria Municipal de Saúde. O médico faz a consulta, conversa com o paciente, dá toda a atenção necessária, e inclusive pode prescrever medicamentos.

Vale lembrar que qualquer medicamento prescrito pelo médico precisa de uma assinatura digital, confirmando a veracidade do documento.

COMO SER ATENDIDO?

Para solicitar uma consulta on-line o paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer o pedido a um Agente Comunitário de Saúde. O paciente deve ter computador com Internet em casa, ou Smartphone com câmera.

Próximo do horário da consulta marcada o paciente recebe, via WhatsApp, um link para acessar a plataforma digital. “A conversa remota acontece e ajuda principalmente pacientes com doenças crônicas, acamados ou com qualquer limitação. Com esse projeto podemos reduzir a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde e evitar o contágio do Coronavírus” – destacou Paulo Henrique.