PREFEITURA DE SÃO MATEUS OFERECE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO GRATUITO EM 16 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

• O atendimento odontológico gratuito, com os serviços de restaurações, exodontias (extração), orientação de higienização e profilaxia (limpeza), são oferecidos pelo Município em 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de São Mateus.

• Entre 2020 e 2021, período mais crítico da pandemia, a prestação do serviço precisou ser interrompida pela Prefeitura, seguindo Portarias da Secretaria Estadual de Saúde.

• Para a retomada dos programas com qualidade, a Prefeitura realizou, de novembro de 2021 até hoje, uma série de investimentos, que vão da compra de equipamentos à reforma de consultórios. Além disso, foi realizada a contratação de 10 dentistas e 10 auxiliares de saúde bucal.

• AGENDAMENTO DIRETO COM O DENTISTA NA UBS
  • O sistema funciona através de agendamento, diretamente com o dentista da Unidade: segundo a Coordenação de Saúde Bucal da Saúde Municipal, cada paciente vai, em média, cinco vezes à UBS, entre o início e o término do tratamento.

• Os atendimentos seguem o protocolo estadual: são atendidos oito pacientes por dia, com intervalo de 20 minutos entre cada atendimento para realizar os procedimentos de segurança. Existe um programa diferenciado dedicado exclusivamente às gestantes que fazem o pré-natal.

• Cada consultório disponibiliza ainda dois atendimentos diários para casos de urgência odontológica, que dispensam agendamento.

• UBS’s QUE OFERECEM ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
  • As seguintes Unidades oferecem tratamento: Guriri Norte I, Guriri Norte II, Pedra D'Água, Nativo, Ideal, Sernamby, Seac, Cohab, Ponte/Cacique, Bonsucesso, Santo Antônio, Vitória, Litorâneo, Santa Maria, Nova Lima e Nestor Gomes.

• A Secretaria Municipal de Saúde tem ainda dois dentistas dedicados exclusivamente ao programa Saúde Bucal - Prevenção Escolar.