PREFEITURA DE SÃO MATEUS REALIZA PROGRAMAÇÃO DE SAÚDE PARA AS MÃES

• A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu uma programação especial voltada para as mães na Unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) Américo Nico, em Guriri. O objetivo da ação foi promover conscientização sobre saúde e aproximar a população para que conheça o trabalho desenvolvido pela equipe da ESF, com enfoque nas mães.
  • A programação contou com um ciclo de palestras com assuntos diversificados, como a importância da vacinação na gravidez e câncer de mama e de colo do útero - ministradas por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Já a podóloga Thaís Matias falou sobre doenças comuns dos pés e seus cuidados. O odontólogo Pablo Assad explicou sobre cuidados com a saúde bucal da criança. Autoestima, violência contra a mulher e o trabalho do psicólogo foram temas da palestra dos acadêmicos de Psicologia da Multivix.
  • A programação foi encerrada com a cabo da Polícia Militar, Naiana Farina, explicando sobre violência doméstica e o trabalho da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar.

• APROVADO
  • Houve também sorteio de brindes e de momentos de beleza, com direito a limpeza de pele e maquiagem, além de um lanche para as mães presentes. Márcia Cristina Gomes é mãe pela primeira vez e aprovou a iniciativa. “Isso é muito importante. Muitas mães não têm muita informação e essas palestras nos ajudam bastante”, destaca.
  • Creuza de Oliveira já é avó e sempre vai às programações especiais na Unidade de Saúde. Para ela “é um momento que saímos da rotina, temos acesso à informação e também é uma forma de valorizar o trabalho desenvolvido pela equipe da Unidade de Saúde”.