PREFEITURA DE SÃO MATEUS REFORÇA A ALFABETIZAÇÃO COM JOGOS

• A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almir Queiroz, Bairro Cricaré, adquiriu novos materiais pedagógicos para auxiliar na alfabetização dos estudantes, a partir do “Programa Mais Alfabetização”, desenvolvido pela Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério da Educação.

• Chegaram uma variedade de jogos educativos. Conforme relatou Fernando Medina, diretor da Escola, as principais finalidades do programa é a alfabetização (leitura, escrita e matemática) dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, a partir de um acompanhamento pedagógico específico; e a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano, mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e ao fortalecimento do processo de alfabetização. “Além das professoras regentes, esses estudantes possuem o acompanhamento de uma auxiliar de alfabetização.”, esclareceu.

• Segundas informações das professoras regentes, a metodologia adotada pela escola, que possui duas turmas de primeiros anos e uma segundo ano, busca motivar ainda mais os estudantes com dificuldades na aprendizagem. O objetivo é oferecer mais recursos para ajudar no processo de alfabetização das crianças.

• MOTIVAÇÃO
  • Para a Escola, a motivação no processo de ensino, do período de alfabetização, é marcado pelas descobertas, um momento no qual o lúdico se faz muito presente, e, é neste cenário que os jogos podem alavancar a aprendizagem das crianças, por trazer interação, trabalhar com as hipóteses silábicas, com números, e contribuir com a leitura e escrita.