Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • Programa Municipal de Hanseníase inicia grupo de autocuidado para pacientes

Programa Municipal de Hanseníase inicia grupo de autocuidado para pacientes

A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza de forma contínua o Programa Municipal de Controle à tuberculose e hanseníase, iniciativa de apoio à atenção básica de saúde que visa auxiliar no diagnóstico, tratamento, acompanhamento e reabilitação dos pacientes com hanseníase e tuberculose no Município. Este ano, o Programa inicia mais um serviço: o Grupo de Autocuidado para Pacientes do Programa de Hanseníase.

O Grupo de Autocuidado é destinado aos pacientes diagnosticados com hanseníase que são encaminhados pelas equipes Estratégia Saúde da Família, (ESF), para o Programa Municipal de Controle à Tuberculose e Hanseníase

De acordo com Rafaela Lirio Sotero, enfermeira do Programa de Controle à Tuberculose e Hanseníase, o trabalho do Grupo de Autocuidado é totalmente pautado no Guia de Apoio para Grupos de Autocuidado em Hanseníase, do Ministério da Saúde e promove quinzenalmente palestras, dinâmicas de integração e orientações aos portadores da doença sobre cuidados para evitar deformidades e lesões de incapacidade, tratamento, uso de medicamentos, procedimentos adotados após alta, além de reforçar a importância de examinar as pessoas que residem com pacientes que estão em tratamento de hanseníase, buscando assim, prevenir a disseminação da doença.

 “É um trabalho importante, principalmente no quesito de controle e prevenção à hanseníase, além de proporcionar aos pacientes um atendimento acolhedor, igualitário e humanitário. Uma vez que o paciente entende sobre a doença, nós podemos, enquanto profissionais de saúde, promover um atendimento efetivo e integral, fazendo com que o próprio paciente seja um agente transformador da sua condição atual de saúde”, destaca a enfermeira Rafaela Lirio Sotero.

















   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo