REDE MUNICIPAL DE SÃO MATEUS MELHORA ÍNDICES DE QUALIDADE DE ENSINO PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

• Por Aguilar Alves

• Criado com o objetivo de avaliar a qualidade de ensino na Rede Estadual e, por adesão, nas Redes Municipais e Privadas de Ensino, a prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES), referente a 2023, confirmou: a Educação Básica de São Mateus vem melhorando os índices de aprendizagem a cada ano.

• “Em 2023 apenas seis Municípios capixabas receberam o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), um adicional disponibilizado pelo Governo Federal nos recursos do Fundeb a que cada Município tem direito anualmente. Graças a esses bons resultados, estamos entre eles” – relata a secretária municipal de Educação, Marília Silveira.

• “É um trabalho coletivo, que começa pela postura do Executivo, que vem aumentando ano a ano os investimentos na Educação Básica: o índice obrigatório é de 25% do orçamento e, em 2024 devemos ultrapassar os 30%” – acrescenta.

• VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E PROPOSTA PEDAGÓGICA
  • Formação continuada, valorização profissional, melhora do ambiente pedagógico com reforma e ampliação das Unidades de Ensino, além de investimentos na aquisição de material didático e ampliação/reforma das Unidades de Ensino, são alguns dos fatores apontados como decisivos neste processo evolutivo, que superou inclusive os retrocessos trazidos pela pandemia de Covid, em 2020 e 2021.

• “Já começamos a observar migração das demais Redes – Estadual e Privada – para a Rede Municipal, especialmente nas séries iniciais e Educação Especial, onde mais realizamos investimentos” – afirma Marília.

• A migração, segundo ela, é uma devolutiva dos pais, referendando os ganhos de qualidade na rede: a autonomia dos estudantes em leitura e escrita aumenta a cada ano. “Afinal, construir o futuro é investir em educação de qualidade no presente” – conclui.

FOTOS: Francisco Rossi