Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


Reunião discute oferta e demanda turística em São Mateus

Nesta terça-feira, (06), representantes de Conselhos Municipais, comunidades, empresários ligados ao turismo, Poder Público Estadual e Municipal reuniram-se com a equipe da Synergia, empresa contratada pela Fundação Renova, a fim de discutir questões pontuais sobre oferta e demanda turística no Município.

O encontro ocorreu na pousada Lua e Sol, em Guriri, e foi realizado pela Synergia e Fundação Renova, com apoio da Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Na ocasião, foi realizada uma oficina onde, Gleice Guerra, especialista em Turismo da Synergia, explicou que a atividade visava de proporcionar aos participantes a oportunidade de se manifestarem sobre o turismo no Município, considerando a demanda atual e potencial, juntamente com a oferta turística técnica e diferencial. Além disso, os assuntos discutidos contribuirão para a elaboração de um Plano Municipal de Lazer, Cultura, Esporte e Turismo para São Mateus.

De acordo com Gleice Guerra “os participantes de São Mateus enriqueceram a análise técnica da equipe de turismo, oferecendo contribuições fundamentais para o trabalho que ainda será realizado,  mostrando ser grupo excepcionalmente ativo e interessado, que valoriza sobremaneira as riquezas naturais  e culturais do Município”.

Novo Plano de Turismo e Cultura

A Synergia foi contratada pela Fundação Renova para elaborar, de modo participativo, Planos de Turismo Cultura Esporte e Lazer para Serra, Fundão, Aracruz, Linhares, Conceição da Barra e São Mateus, que foram municípios do Espírito Santo atingidos pelo rompimento da barragem da empresa Samarco em Mariana, Minas Gerais, no ano de 2015.

Para a concepção de cada Plano, a empresa realiza oficinas para conhecer quais impactos o turismo sofreu nessas cidades nos últimos anos, ouvindo empresários, poder público, organizações não-governamentais e instituições em geral interessadas no desenvolvimento sustentável do turismo.

Cássia Coppo, Gerente de Gestão da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), ressalta a importância da construção coletiva do diagnóstico do turismo no Município: “É muito importante ouvir as comunidades sobre os anseios que elas têm em relação ao turismo, cultura, esporte e lazer, além de contribuir para desenvolver os gargalos que a comunidade listou aqui dentre as várias metodologias que foram aplicadas dentro da oficina”.

Uma nova reunião em São Mateus será marcada em janeiro de 2019. De acordo com o Secretário Municipal de Turismo, Cláudio Lins “É válida a iniciativa da empresa em estabelecer esse diálogo com o poder público e a sociedade civil organizada do Município. A Secretaria estará acompanhando todas as etapas de elaboração e esperamos que as ações decorrentes do Plano sejam positivas para o turismo do Município”

















   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo