São Mateus celebra Festa dos Santos Reis no final de semana

O primeiro final de semana do mês de janeiro iniciou com uma celebração ao legado cultural de São Mateus. Trata-se da Festa dos Santos Reis, a festividade  folclórica que mistura música e teatro em homenagem ao dia de Santos Reis, tendo como palco a comunidade de Pedra DÁgua no último sábado (05) e domingo (06) .

A programação foi uma realização da Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Além de fazer parte do calendário cultural do Município, a Festa de Santos Reis foi contemplada pelo Funcultura, por meio do Edital 008/2016 - Culturas Populares e Tradicionais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), fazendo parte do calendário Turístico/ Cultural do Governo do Estado

A festividade iniciou por volta das 18h, no sábado, (05), com a apresentação do grupo de Reis de Boi "Mestre Benedito Assis" e pela missa campal. Por volta das 21h, foi a vez dos grupos restantes, encerrando com um show de forró. Toda a programação contou com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de São Mateus. No domingo, a programação iniciou pela manhã, com um torneio de futebol, concluindo com um sorteio de prêmios por volta das 16h.

Clique aqui e confira a galeria de fotos

A Festa dos Santos Reis, também conhecida como Folia de Reis, é uma festa tradicional brasileira de caráter religioso popular, baseada na tradição cristã portuguesa e espanhola, sendo trazida para o Brasil por volta do século XIX, onde teve força nas pequenas cidades de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo.

Conceição da Barra, Itaúnas e São Mateus são os municípios do norte do Estado onde a tradição é mais presente. Em São Mateus, a Festa de Santos Reis é considerado um dos eventos culturais mais importantes de cidade, pois reúne todos os grupos de Reis de Boi do Município, valorizando a cultura tradicional e popular da região.