Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


SÃO MATEUS LANÇA CONCURSO DE QUALIDADE DA PIMENTA-DO-REINO EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO

  • A Prefeitura mateense e o Governo do Estado estão emplacando mais uma parceria, dessa vez para a realização do 1º Concurso de Qualidade da Pimenta-do-Reino de São Mateus. Em reunião realizada nesta quinta-feira (26) com representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Agricultura, Ministério da Agricultura, Instituto Ampliê, empresa responsável pela organização, e outras entidades, foram acertados os últimos detalhes. 

  • ETAPAS
  • O lançamento oficial do concurso está previsto para o dia 3 de setembro, com a presença do secretário estadual de Agricultura, Paulo Foletto. O concurso terá fases de inscrição, avaliação e premiação. Na avaliação, as amostras da safra de 2021 serão coletadas e analisadas por uma comissão julgadora e por uma equipe técnica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Campus de São Mateus, que elaborou uma metodologia para avaliar aspectos físico-químicos e microbiológicos.

  • VALORIZAÇÃO
  • Um dos objetivos do concurso é fazer o diagnóstico da pimenta produzida no Município, incentivar e valorizar os produtores locais que se destacam pela qualidade e sustentabilidade na produção da pimenta-do-reino. A participação no concurso será gratuita e aberta a todos os produtores de São Mateus.

  • A reunião desta quinta-feira, realiza de forma presencial e on-line, contou com a presença do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Aureliano Nogueira da Costa, representantes da SEAG, Paulo Foletto e Sandro Ferrari, além de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), da Ufes, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), do Sindicato Rural, da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac), e da Secretaria Municipal de Agricultura.