SAÚDE, EDUCAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO: PREFEITURA DE SÃO MATEUS E PARCEIROS TRAZEM NOVOS TEMPOS PARA O BAIRRO LIBERDADE

• Com obras estruturantes concluídas ou em estágio avançado, o Bairro Liberdade, que teve origem com a ocupação de um aterro sanitário onde era o lixão da Cidade, começa a vislumbrar uma nova realidade: a ampliação do CEIM Claudia Scarinzi, a construção da UBS do Bairro e a pavimentação da Avenida Porto Seguro, com rede de escoamento de águas pluviais, atendem a clamores antigos de uma população que ficou esquecida durante as gestões balizadas pela velha política.

• Agradecendo aos parceiros de sempre, governador Renato Casagrande, ex-senadora Rose, deputado federal Josias da Vitória, presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, o prefeito Daniel Santana, Daniel Santana relata que “nosso objetivo era fazer, e agora estamos vendo acontecer. A comunidade do Liberdade tem o nosso apoio, é Periferia, eu sou Periferia e na Periferia é assim, quem pode ajudar ajuda quem está precisando.”

• A ordem é trabalhar depressa “porque quem realmente precisa não tem tempo para esperar”, complementa Daniel, mas sem perder de vista a qualidade e durabilidade que se pretende dos equipamentos que devem ser entregues ainda em 2024.

• OBRA ENTREGUE: GANHO EDUCACIONAL
  • A escala da reforma e ampliação do CEIM Claudia Scarinzi foi equivalente à construção de uma nova escola. Do teto ao piso, além de uma nova sala de aula, na Unidade foram construídos quatro banheiros (dois PNE e dois vestiários), uma nova secretaria, um galpão para área comum dos alunos e um novo muro.

• Não faltou o uso da Psicologia das Cores, característica de todas as Unidades de Ensino construídas ou reformadas na Gestão, além de novos brinquedos no play-ground, agora com mais espaço e que já é sucesso entre as crianças.

• UBS REFERÊNCIA
  • Em fase avançada de construção, a Unidade de Saúde do Bairro Liberdade será referência para outras UBS’s: toda tecnológica e equipada, inclusive com consultório odontológico, facilitando a vida dos moradores, aliviando a demanda da Unidade do Bairro Pedra D’Água e beneficiando os Bairros do entorno.

• PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS
  • Outro investimento robusto no Liberdade é a pavimentação da Avenida Porto Seguro, a principal via do Bairro. A obra já entrou na fase de pavimentação: a instalação do sistema de dutos PAD para drenagem de águas pluviais no trecho com gradiente mais alto, que exigiu escoramento com anteparo de aço, dada a profundidade da rede e a instabilidade do solo arenoso, já foi concluída.