VACINAR É PRECISO! SÃO MATEUS REFORÇA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO

• A Secretaria de Saúde de São Mateus está reforçando as ações na Campanha Nacional de Vacinação, que vai até o dia 31 de outubro. Tem como alvo a poliomielite, para crianças de até 5 anos, e multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos.

• Todas as Unidades de Saúde já estão abastecidas e à disposição desses públicos para realizar vacinação durante o horário normal de funcionamento, mas haverá também um esforço vacinal, do tipo Dia D, no sábado, 22 de outubro.

• O objetivo é retomar os índices de imunização recomendados: para a poliomielite, por exemplo, enquanto em 2011, mais de 70% dos Municípios brasileiros tinham cobertura vacinal adequada, em 2016 esse índice estava em 43,1% e voltaram a ser registrados casos da doença, que estava erradicada.

• RESULTADOS INQUESTIONÁVEIS
  • A poliomielite atinge crianças e adultos, podendo atacar o sistema nervoso e provocar paralisia em um dos membros inferiores. Afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade: uma em cada 200 infecções leva a uma paralisia irreversível.

• A cobertura vacinal traz resultados inquestionáveis. Na década de 1980, sarampo, poliomielite, rubéola, síndrome da rubéola congênita, meningite, tétano, coqueluche e difteria causaram 5,5 mil óbitos em crianças de até 5 anos no Brasil. Em 2009, foram 50 óbitos, segundo dados do Ministério da Saúde.