OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO URBANA, NO SÍTIO HISTÓRICO PORTO, SEGUEM A TODO VAPOR: LADEIRA SÃO GONÇALO VAI RECEBER DRENAGEM

• Enquanto prosseguem os trabalhos de terraplanagem e substituição de solo, para posterior instalação do novo piso na Praça do Chafariz, no Sítio Histórico Porto de São Mateus, as obras começam a ser realizadas também nos acessos.

• O Setor de Engenharia Geral da Secretaria Municipal de Obras informou que já está sendo retirada a pavimentação atual da Ladeira São Gonçalo, que receberá terraplanagem, tubulações para drenagem, nova pavimentação e calçadas, bem como nova iluminação.

• O projeto inclui pavimentação de várias ruas no Sítio Histórico e no entorno, drenagem, desenhos das calçadas e travessias de pedestres, melhorias nas escadarias, melhorias na iluminação e definição de mobiliário urbano.

• MOBILIDADE E PROTEÇÃO
  • O Governo do Estado do Espírito Santo é quem está investindo os quase R$ 10 milhões necessários à requalificação urbana, disponibilizados pelo Fundo a Fundo. As obras têm o objetivo de melhorar as condições gerais de mobilidade nas vias do perímetro da área de proteção do ambiente cultural do Porto.

• SÍTIO ARQUEOLÓGICO
  • Supervisionadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as obras de revitalização revelaram que o Porto não tem apenas importância histórica, mas também é arqueologicamente relevante.

• Numa área específica, dentro do perímetro das intervenções, foram encontrados artefatos comprovadamente datados do século XIX e materiais ainda mais antigos, que estão sendo analisados em laboratório para precisar a que período pertencem.

• Nesta área, que foi devidamente delimitada e protegida, estão sendo realizados estudos arqueológicos, que avançam paralelamente aos demais trabalhos.