MPT NA ESCOLA NO CORAÇÃO DA PERIFERIA: SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O ABUSO INFANTIL NO BAIRRO PEDRA D’ÁGUA

• A equipe do Projeto MPT na Escola, que é realizado em parceria com a Secretaria de Educação de São Mateus, esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Valério Coser, no Bairro Pedra D’água, para uma importante iniciativa: sensibilizar os alunos sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, antecipando as atividades em celebração ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

• A jornada começou com uma envolvente apresentação cultural, onde os alunos mergulharam na imaginação através das aventuras do Sítio do Picapau Amarelo.

• Em seguida, a equipe conduziu os alunos para as salas de aula, onde a professora Vanessa já preparava atividades relacionadas ao tema. Utilizando a história em quadrinhos "Araceli", os estudantes foram guiados por uma narrativa educativa, seguida por um vídeo informativo que aprimorou ainda mais o entendimento sobre o assunto.

• INFORMAÇÃO COMO PREVENÇÃO
  • "A prevenção começa pela informação e pela conscientização, e é isso que buscamos promover com essas atividades" – destacou a coordenadora municipal do MPT na Escola, Elivania Rodrigues.

• Essa iniciativa, ressaltou Elivania, reforça o compromisso da Escola e do Projeto em criar um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos, além de fornecer as ferramentas necessárias para que possam reconhecer e relatar situações de abuso, contribuindo assim para a prevenção e o combate a essa violência tão grave.