SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO MATEUS INTENSIFICA AÇÕES DE VACINAÇÃO E PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER NA ÚLTIMA SEMANA DE MARÇO

• A Secretaria de Saúde de São Mateus preparou uma agenda especial para este final de semana e a semana subsequente, última do mês de março, com foco na cobertura vacinal e na campanha Março Lilás e Azul Marinho.

• As ações de vacinação priorizam a imunização contra a Covid-19, através da aplicação da bivalente para públicos específicos, mas todas as demais vacinas indicadas pelo Ministério da Saúde estão disponíveis, no esforço de atingir os índices recomendados.

• O público alvo é composto por idosos (60 anos ou mais), pessoas a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência – e os trabalhadores dessas instituições –, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas e população privada de liberdade.

• Os documentos necessários são Cartão de Vacina, CPF e Cartão do SUS.

• MARÇO LILÁS E AZUL-MARINHO
  • Já a Campanha Março Lilás e Azul Marinho tem por objetivo falar sobre diagnóstico e tratamento precoce, alertando a população para os cuidados e prevenção do câncer colorretal e de colo do útero, especialmente entre o público feminino.

• Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres no Brasil.

• Por sua vez, o câncer colorretal, que atinge o intestino grosso ou o reto, é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres com mais de 45 anos e a segunda causa de morte no Brasil, de acordo com as informações do SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva).

• Aproveite a oportunidade para cuidar da saúde e programe-se.

• AGENDA SÁBADO, 25
  • UBS Sernamby: Palestra com orientações, agendamento de preventivo (acima de 25 anos), agendamento de mamografia (50 anos ou +), aferição de pressão arterial, mesa de frutas, das 8h às 13h.

• Hiper Casagrande: Ações acima e mais testes rápidos (HIV, SIFILIS, HEP C E HEP B), vacina de HPV e demais vacinas, além de distribuição de preservativos, masculino e feminino, das 8h às 16h.

• UBS Morada do Ribeirão: Vacinação com a Bivalente contra Covid-19, das 8h às 14h.

• USF Bonsucesso II: Exame preventivo, testes rápidos ists, aferição de pressão e glicemia, vacinação com a Bivalente contra Covid-19, das 8h às 12h.

• AGENDA SEGUNDA, 27
  • UBS Cohab: Palestra com orientações, agendamento de preventivo (acima de 25 anos), agendamento de mamografia (50 anos ou +), aferição de Pressão Arterial, Mesa de frutas, das 8h às 13h.

• USF KM 23: Vacinação com a Bivalente contra a Covid-19, das 8h às 11h.

• AGENDA QUARTA, 29
  • UBS Nativo: Vacinação com a bivalente contra a covid19, das 8h às 11h e das 12h às 14h.

• VACINAÇÃO BIVALENTE CONTRA COVID-19 – PONTOS FIXOS
  • US3 – Segunda a sexta – 8h às 15h